Hoje, o Sensei falou uma nova palavra para nós alunos: "Musubi". Vamos tentar entender o que isso significa na prática do Aikido.
Estamos habituados a práticas de artes marciais que têm por características o confronto direto e antagônico de forças. Alguém ataca e um outro contra-ataca na intenção de neutralizar a força de seu adversário. No Aikido, embora seja uma arte-marcial, tem por característica o não-confronto, a harmonia. Levar a energia de seu companheiro a uma unidade ou interação harmoniosa com a sua. Mas, como tudo é novo, para nós, os principiantes, é natural o medo e muitas vezes uma reação agressiva, o que com a prática e o tempo, certamente, incorporaremos o conceito de Musubi aos nossos movimentos, unindo mente e corpo no movimento e na energia do parceiro. Observem que não utilizamos a palavra adversário, pois a ideia é de harmonização e não de confronto.
No treinamento, meu parceiro não é meu inimigo e nem estamos em uma luta real. Colocamos-nos de maneira que um auxilie o outro em seu caminho de crescimento e de sabedoria que é o Aikido. Para isso, devemos lembrar o que ouvimos do Sensei James: "confiança em si próprio". Algo que nos proporcionará confiança nos outros e capacidade de os controlar.
Portanto, ao ouvirmos a palavra Musubi, e ouviremos muitas vezes, lembremos de unidade ou interação harmoniosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário