Agradecemos a presença de nosso novo amigo, Odorico (na fotografia, o segundo da esquerda, sentado). Obrigado. muito nos honra tê-lo em nosso dojo.
O corpo e a mente demoram um pouco até se habituarem a novos movimentos. Isso requer um pouco de calma e paciência. Devemos aproveitar o caminho que estamos percorrendo e não nos angustiarmos com a linha de chegada. Devemos estar cientes de que nosso cérebro possui plasticidade, e isso nos garante a possibilidade de estarmos sempre aprendendo. São novos caminhos que o cérebro reordena para, assim, podermos adquirir a tão sonhada habilidade em determinado movimento.
Dois outros ingredientes importantes são tempo e perseverança. Não desistir diante das dificuldades. Refazer o caminho várias vezes até ele ser cristalizado em nosso cérebro.
Sempre que entro no Dojo, me vem à mente a imagem do ferreiro produzindo um Katana, espada japonesa usada pelos samurais. É preciso forjar o metal, bater e rebater por muito tempo, levar ao forno várias vezes até ver surgir uma bela espada, e, em seu último estágio de preparação, afiá-la e deixá-la com um corte impecável. O ferreiro é o mestre. O discípulo é o metal que será moldado, e o momento em que a espada recebe o fio é quando o aluno pode seguir com suas próprias pernas.
E finalmente, lembramos a necessidade de estarmos sempre motivados. É preciso que haja prazer naquilo que fazemos. Fazer algo que se gosta, torna muito mais fácil a tarefa. A palavra motivação significa ter propósito para agir (motivo+ação). Eu preciso refletir sobre: Por que estou fazendo isso? Para que estou fazendo? Algo deve me mover em direção ao que eu estou fazendo.
Um comentário:
Muito bom o blog. Muita informação interessante.
Bem como agradável também foi o treino.
Já deu pra perceber que a prática dessa arte, Aikido, deve ser construída com o tempo e treino.
Agora é buscar se moldar como o "pano", lembrando as palavras do Sensei, para que eu, iniciante, possa evoluir ao ritmo do meu corpo e da minha mente aprendendo com o grupo.
Até sábado.
Victor
Postar um comentário