quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ZANSHIN


A MENTE QUE PERMANECE
O Zanshin é um dos espíritos do Budô* que o praticante de artes marciais deve adquirir ao longo de sua jornada de treinamento. Ele é um estado de permanente atenção, antes durante e após a aplicação da técnica, sendo válido para quem aplica e quem recebe. Manter-se sempre na luta. É a manutenção do estado de alerta. É um estado da mente.


“Mizu no Kokoro ("A Mente como a Água"), sem emoção, refletindo a tudo, e Solta no nada; concentrado não na derrota ou vitória, somente total e descontraída e indiscriminada concentração. Em uma palavra, zanshin. “   
                                                                            Mestre zen Takuan (1573-1645)
Mas, percebamos como um estado da mente que vai além do início da aplicação da técnica, que se prolonga para além do momento da técnica. É, também, manter o Kamae, e manter a consciência no caso de haver ataques adicionais ou atacantes.
*Shoshin: (初心) Mente de principiante
Zanshin: (残心) Mente que permanece
Mushin: (無心) Não Mente
Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel
Senshin: (先心) Espírito Purificado; atitude iluminada

Nenhum comentário:

ENTEN (Integração Circular)

Todas as formas físicas da existência, quando animadas em mente e corpo, respiram em conjunção com o universo; essa respiração se expande em círculos cada vez mais amplos, ligando cada pessoa e todas elas à respiração cósmica da
vida.

Morihei Ueshiba

(fonte - UESHIBA, Kisshomaru. A arte do Aikido, princípios e técnicas essenciais. ed. Pensamento.)