terça-feira, 13 de outubro de 2015


合気道と自然の調和 - Aikidô e a Harmonia da Natureza.

O meu dojô é a natureza, o meu dojô é o universo: morada, dojô e templo construídos por Kami. Se olhardes com os olhos do coração ele será o mestre possuidor da verdade científica e espiritual que vos conduzirá à iluminação. Ele encarna todas as escrituras sagradas. As leis da natureza surgiram por intermédio do amor, da harmonia absoluta encontrada no perene processo da criação. É absolutamente necessário que os seguidores do Aikidô pratiquem essas coisas bem no íntimo do coração. Morihei Ueshiba.

OS CINCO PRINCÍPIOS DO AIKIDO TAIS COMO FORAM ENSINADOS PELO FUNDADOR.
O Aikidô é o caminho que reúne todos os caminhos do universo por toda a eternidade; é a mente universal que encerra todas as coisas e a todas unifica.
O Aikidô é a verdade ensinada pelo universo e deve ser aplicado à nossa vida na terra.
O Aikidô é o princípio e o caminho que unem a humanidade à Consciência Universal.
O Aikidô se realizará plenamente quando cada pessoa, seguindo seu verdadeiro caminho, se tornar uma só coisa com o universo.
O Aikidô é o caminho de força e compaixão que conduz à ínfima perfeição e à glória crescente de Deus.


Nenhum comentário:

ENTEN (Integração Circular)

Todas as formas físicas da existência, quando animadas em mente e corpo, respiram em conjunção com o universo; essa respiração se expande em círculos cada vez mais amplos, ligando cada pessoa e todas elas à respiração cósmica da
vida.

Morihei Ueshiba

(fonte - UESHIBA, Kisshomaru. A arte do Aikido, princípios e técnicas essenciais. ed. Pensamento.)