sexta-feira, 16 de outubro de 2015

REGRAS DE TREINAMENTO
  • É necessário respeitar os ensinamentos e a filosofia do Fundador, bem como a maneira como ele os veiculou.
  • O estudante tem a responsabilidade moral de nunca se valer da técnica do Aikido para ferir outra pessoa ou exibir-se. Não se trata de uma técnica de destruição, mas de criação. Constitui um meio de edificar uma sociedade melhor graças ao aperfeiçoamento do caráter do indivíduo.
  • No tatame, não haverá conflito egoístico. O Aikido não é briga de rua. Você está no tatame a fim de transcender e purificar as suas reações agressivas, e encarnar o espírito do samurai pela descoberta da responsabilidade social.
  • Não haverá competição no tatame. O objetivo do Aikido não consiste em lutar e derrotar um inimigo, mas em lutar e derrotar os próprios instintos agressivos. O poder do Aikido não está na força física e sim na flexibilidade, comunicão, sincronia, controle e modéstia.
  • Não se tolerará a insolência. Todos temos de conhecer as nossas limitações.
  • Cada pessoa tem diferentes habilidades físicas e diferentes razões para o estudo. Isso deve ser respeitado. O verdadeiro Aiki é a aplicação adequada e flexível às mudanças de situação. Você fica responsável por não provocar ferimentos. Deve proteger a si mesmo e a parceiro.
  • Acate as instruções do Sensei e aplique-as a fim de treinar sinceramente e tirar o melhor de sua capacidade. Não há lugar para discussões.
  • Todos os alunos estudam os mesmos princípios. Evitar-se-ão os conflitos entre grupos e a escolha de lados. Os membros do Dojô perfazem uma família: na harmonia reside o segredo do Aikido.   
Fonte: Livro Aikido e a harmonia da natureza.



Nenhum comentário:

ENTEN (Integração Circular)

Todas as formas físicas da existência, quando animadas em mente e corpo, respiram em conjunção com o universo; essa respiração se expande em círculos cada vez mais amplos, ligando cada pessoa e todas elas à respiração cósmica da
vida.

Morihei Ueshiba

(fonte - UESHIBA, Kisshomaru. A arte do Aikido, princípios e técnicas essenciais. ed. Pensamento.)