terça-feira, 13 de outubro de 2015



REGRAS DO DOJÔ

  • Este dojô segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikido e é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-los com sinceridade.
  • Incumbe a cada estudante cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.
  • A limpeza é uma prece de ação de graças. Todos deverão participar da limpeza do dojô, mantendo igualmente limpos o próprio coração e mente.
  • O dojô não será utilizado para nenhum outro propósito, que não as aulas regularmente marcadas, sem a direta permissão do Sensei.
  • É prerrogativa do Sensei se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra. O local de treinamento dá a você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas.
  • Respeite o Fundador e seus ensinamentos tais quais transmitidos pelo Sensei. Respeite o dojô, respeite o seu material de treinamento, respeite os colegas.



“Na prática do Aikidô, você não vence. Ao tentar vencer, você perde. Se considerar o treinamento como competição, você perderá, o parceiro perderá, todos perderão”  Mitsugui Saotome.

Nenhum comentário:

ENTEN (Integração Circular)

Todas as formas físicas da existência, quando animadas em mente e corpo, respiram em conjunção com o universo; essa respiração se expande em círculos cada vez mais amplos, ligando cada pessoa e todas elas à respiração cósmica da
vida.

Morihei Ueshiba

(fonte - UESHIBA, Kisshomaru. A arte do Aikido, princípios e técnicas essenciais. ed. Pensamento.)